As hormonas que ajudam a perder peso são várias, e o melhor é saber como as ativar e como funcionam. Muitas vezes tentamos perder peso apenas fazendo exercício ou restringindo certos alimentos da dieta. No entanto, o mais eficaz é saber quais são as hormonas que te ajudam a perder peso para as manter sempre em equilíbrio.
Cada vez mais estudos apontam para a importância de manter o metabolismo activo — não apenas para emagrecer, mas também para ter um sistema imunitário forte e uma boa saúde. Hoje vamos ver quais são as hormonas que ajudam a perder peso.
Como ativar as hormonas que ajudam a perder peso
Um ponto importante antes de vermos quais são as hormonas que ajudam a perder peso é que sim, há verdade na importância de restringir certos alimentos e praticar exercício físico.
O essencial é saber quais alimentos restringir e como fazer exercício para ativar as hormonas certas. A base deve ser eliminar ou reduzir ao máximo farinhas refinadas, açúcares e lactose da alimentação.
Uma dieta rica em proteínas de qualidade, fruta e legumes frescos, bem como gorduras saudáveis, aliada à prática de exercício em jejum, é a forma mais eficaz de ativar o metabolismo e as hormonas que ajudam a emagrecer. Além de ajudar na perda de peso, este estilo de vida contribui para reduzir a inflamação do corpo.
Alimentos como açúcares, farinhas brancas e lactose podem provocar inflamação, o que dá a sensação de aumento de peso.
Mas o pior é que essa inflamação também enfraquece o sistema imunitário, que fica sobrecarregado a tentar defender-se de substâncias que o prejudicam. Como consequência, a saúde é afectada.
As hormonas que ajudam a perder peso
Agora que já conhecemos algumas estratégias para ativar as hormonas certas, vejamos quais são elas:
- Grelina – a hormona da fome
Produzida no estômago quando está vazio, estimula o apetite. Se estiver desregulada, sentirás mais fome do que o normal, o que dificulta controlar a ingestão alimentar. - Adiponectina – a hormona que queima gordura
Aumenta a sensibilidade à insulina e estimula a queima de gordura. Pessoas com tendência para engordar costumam ter níveis baixos desta hormona. A sua activação ajuda o corpo a utilizar a gordura como fonte de energia. - Cortisol – a hormona do stress
Níveis elevados de cortisol aumentam o apetite e favorecem o armazenamento de gordura abdominal. Gerir o stress é fundamental para manter um peso saudável. - Hormonas da tiroide (T3 e T4) – reguladoras do metabolismo
Desregulações, como o hipotiroidismo, reduzem a actividade metabólica e dificultam a perda de peso. Análises à tiroide podem esclarecer se esta é uma das causas do aumento de peso. - Insulina – reguladora da glicose e da gordura corporal
Controla os níveis de açúcar no sangue e está ligada ao armazenamento de gordura. O consumo excessivo de hidratos de carbono refinados, farinhas e açúcares provoca desregulação da insulina e favorece o aumento de peso. - Leptina – a hormona da saciedade
Produzida pelas células adiposas, envia sinais ao cérebro para indicar que o corpo já tem energia suficiente. Quando funciona correctamente, reduz o apetite. Se houver resistência à leptina, esse sinal não chega e continuamos a comer em excesso.
Os melhores produtos para um dieta equilibrada
Péptidos de Colagénio de Chocolate
Creatine Powder Creapure Creatina em Pó
Peanut Butter Smooth
Flocos de Aveia Integral Finos
Monohidrato de Creatina
Vital Proteins Péptidos de Colagénio de Chocolate
Os péptidos de colagénio da Vital Proteins provêm de fontes naturais e sustentáveis de alta qualidade. Cada dose proporciona-te 20 gramas de péptidos de colagénio.
GoldNutrition Creatine Powder Creapure Creatina em Pó
A fórmula de Creatine Powder Creapure contém Creapure®, a creatina mais pura, segura e de maior qualidade do mercado, que o ajudará a alcançar os melhores resultados em termos de força. A suplementação com creatina tem efeitos comprovados na aumento da força e da potência muscular, o que se traduz em sessões de treino mais intensas e prolongadas, recuperação mais rápida entre séries e maior volume muscular a longo prazo.
Weider Peanut Butter Smooth
A Peanut Butter da Weider é o creme de amendoim que a marca desenvolveu segundo a fórmula clássica, utilizando apenas amendoins torrados da mais alta qualidade. Trata-se de uma alternativa deliciosa para incluir na nossa alimentação, permitindo desfrutar do seu sabor irresistível, enquanto beneficiamos de todas as propriedades nutricionais que este alimento oferece à nossa saúde.
GoldNutrition Creatina Monohidrato
O monohidrato de creatina é o suplemento alimentar mais estudado até à data na área da nutrição desportiva, tendo demonstrado a sua eficácia no aumento da força, da potência e do desempenho físico em diversas modalidades desportivas. Além disso, é um composto essencial para o metabolismo energético, pois contribui para a melhoria da produção de ATP (adenosina trifosfato) — a principal fonte de energia celular —, otimizando a recuperação muscular e favorecendo o desenvolvimento de massa muscular magra.
Biocop Flocos de Aveia Integral Finos
A aveia é um dos cereais mais completos. Saborosa, nutritiva e reconfortante. Os flocos finos são ideais para adicionar a bebidas vegetais ou iogurte. 5 colheres de sopa de flocos de aveia fornecem metade da quantidade diária recomendada de beta-glucanos.
