Os champôs sólidos chegaram, ou melhor, regressaram às nossas vidas há alguns anos e tudo indica que vieram para ficar. O que começou por ser uma tendência impulsionada pela sustentabilidade e pela consciência ecológica na indústria da moda e da beleza, tornou-se num produto amplamente utilizado. Mas afinal, que vantagens tem o champô sólido em comparação com os líquidos tradicionais?
A principal vantagem não está diretamente relacionada com o cabelo, mas sim com o meio ambiente. Estes champôs em barra são mais ecológicos porque não utilizam embalagens plásticas poluentes e deixam uma pegada de carbono muito menor. Além disso, a sua formulação requer menos água e menos parabenos. No entanto, na prática, o efeito de um champô sólido no cabelo é praticamente idêntico ao de um champô líquido tradicional.
A marca Biovène, à venda na Primor, destaca algumas das principais características dos champôs sólidos: “uma barra pode durar tanto como uma garrafa e meia de champô líquido; faz espuma como um champô líquido e a sua fórmula suave respeita o cabelo e o couro cabeludo. Pode ser usado diariamente e é perfeito para cabelo normal a oleoso”. Segundo os especialistas, a escolha entre um ou outro depende apenas do gosto pessoal, pois os benefícios de um champô residem nos seus ingredientes, e não no seu formato. Ou seja, o mais importante é verificar se o produto não contém sulfatos, se é adequado ao teu tipo de cabelo (oleoso, seco, pintado…) e se é enriquecido, por exemplo, com óleos hidratantes como o de coco ou o de macadâmia e com queratina.
Como se usa um champô sólido?
Passo 1. Molha bem o cabelo e, de seguida, esfrega a barra de champô sólido nas mãos até formar espuma. Evita mergulhar totalmente o champô na água, para que dure mais tempo.
Passo 2. Aplica a espuma obtida no couro cabeludo normalmente.
Passo 3. Enxagua com água e repete se tiveres tendência para cabelo oleoso.
Passo 4. Agora é o momento ideal para aplicares o amaciador ou a máscara.
Passo 5. Guarda o champô num local seco: uma saboneteira com escoamento, uma grelha, papel absorvente ou uma toalha.
Champôs sólidos que tens mesmo de experimentar
Champô Sólido Morte Súbita
Champô Sólido Délicatesse Aveia
Champô Sólido
Foamie Champô Sólido
Disponível em várias opções:
- Shake Your Coconuts: para cabelo normal. Contém óleo de coco e proteínas de trigo hidrolisadas. Dá volume e brilho natural.
- Bar Kiss Me Argan: ideal para cabelo frisado ou danificado, com óleo de argão.
- Aloe You Vera Much: formulado com aloé vera e óleo de amêndoas. Indicado para cabelo seco, proporciona hidratação intensa e um couro cabeludo saudável. Especialmente recomendado para caracóis.
Biovène Champô Sólido Pink Heaven
Suaviza, hidrata e repara profundamente o cabelo com uma mistura refrescante de limpeza intensiva que elimina eficazmente as impurezas. Nutre cada fio para um cabelo mais forte, saudável e com um brilho irresistível.
Lola Cosmetics Champô Sólido Morte Súbita
Limpa suavemente e equilibra o couro cabeludo sensível, eliminando resíduos químicos. Com efeito calmante. Contém extrato de aloé vera, camomila, chá verde e flor de árnica. Compatível com o método curly. Produto vegan.
Garnier Champô Sólido Délicatesse Aveia Cabelos Delicados
Combina aveia e creme de arroz numa fórmula que hidrata e suaviza o cabelo. Equivale a dois champôs líquidos, permitindo até 48 utilizações (variável consoante o comprimento do cabelo). 94% de origem vegetal e embalagem 0% plástico – amiga do teu cabelo e do planeta! Este embalagem tem futuro, recicla-a! Coloca a caixa e instruções no ecoponto azul. Fórmula 97% biodegradável (teste OECD 301 ou equivalentes) e de enxaguamento rápido para poupar água. Testado dermatologicamente.
