Já sabes, é um ativo milagroso. O retinol é aquele ingrediente que resolve (quase) tudo: elimina rugas, estimula a produção de colagénio e elastina e potencia a renovação celular para um rosto mais jovem. Mas será que se pode usar retinol no verão?
O retinol faz parte dos retinóides, um grupo de substâncias derivadas da vitamina A, cuja principal característica é a capacidade de transformar a pele graças ao seu elevado poder antioxidante e antienvelhecimento. Ou seja, o retinol é vitamina A, um precursor do ácido retinoico. Esta molécula, através de mecanismos complexos que ocorrem no núcleo das células, consegue alterar o funcionamento e o crescimento das células cutâneas. Por exemplo, os retinóides reduzem a formação das MMP, enzimas da derme que, quando ativadas, danificam o colagénio. Além disso, também ajudam a reduzir a pigmentação da pele (em parte graças ao seu poder antioxidante) e a regenerar o colagénio.
No entanto, não é um ativo para toda a gente, pois pode causar irritação. Por isso, em vez de ácido retinoico, os cosméticos usam retinol, que se converte em retinoico ao entrar em contacto com a pele e, segundo os especialistas, é igualmente eficaz.
Quais são os benefícios do retinol?
Muitos - mais do que possas imaginar. A vitamina A é um ativo essencial que todas deveríamos incluir na rotina de beleza. E o uso de retinol proporciona:
- Maior síntese de colagénio, combatendo a flacidez e favorecendo a renovação celular, o que melhora a textura da pele para um aspeto mais luminoso e rejuvenescido.
- Aumento da hidratação da pele.
- Reversão eficaz do fotoenvelhecimento, melhorando o aspeto de rugas finas e profundas.
- Redução do tamanho dos poros e regulação da produção de oleosidade.
- Efeito antioxidante, prevenindo a diminuição da enzima SOD durante o stress oxidativo.
- Prevenção da hiperqueratinização.
Como usar o retinol?
Com muita calma. Qualquer especialista te dirá que não deves usá-lo sem aconselhamento prévio. E se sentires a pele desconfortável após a aplicação, espaça o uso até a tua pele se habituar.
Se estás a começar, usa-o uma vez por semana e depois passa a usar dia sim, dia não. Sempre à noite, claro, o uso diurno pode sensibilizar a pele e causar descamação. Na manhã seguinte, lava bem o rosto com um bom produto de limpeza (aqui deixamos-te uma lista dos melhores) e NUNCA, mas mesmo NUNCA, saltes o protetor solar de alta proteção. Só assim evitas o aparecimento de manchas e os efeitos do envelhecimento precoce.
Uma pele sensível pode usar retinol?
Sim e não. Uma pele sensível é um pouco mais exigente. É mais frágil e tende a irritar-se com facilidade. Pode apresentar sensações de formigueiro, calor, ardor ou comichão (menos frequente). Estas sensações, por vezes, vêm acompanhadas de vermelhidão e reações exageradas a estímulos que normalmente não causariam irritação, como:
- Fatores físicos: radiação UV, mudanças de temperatura, vento ou o simples ato de esfregar a pele.
- Fatores psicológicos: como o stress.
- Fatores químicos: cosméticos, sabonetes...
Por isso, exige cuidados especiais, e o retinol tem grande probabilidade de causar irritação. Mas tudo depende: com calma, em concentrações baixas, sempre à noite (importantíssimo!) e alternando os dias, é possível usá-lo.
Então, retinol no verão: sim ou não?
O único risco real é a irritação. Por isso, o verão talvez não seja a melhor altura para começar a usar retinol. A água do mar, o cloro das piscinas ou até o suor podem agravar o estado da tua pele. No entanto, se já estás habituada ao retinol, podes continuar a usá-lo sem problema. Mas atenção: o protetor solar é indispensável - não queremos surpresas desagradáveis.
Se, por outro lado, é a tua primeira vez com o retinol, começa devagar, apenas à noite ou, idealmente, adia o início até depois do verão para evitares possíveis reações adversas.
Os produtos com retinol disponíveis na Primor
Attivi Puri Gotas Retinol + Pantenol Antivermelhidão
Revitalift Laser Retinol Puro Noite
Retinol 24 Sérum de Noite
L'Oréal Paris Revitalift Laser Retinol Puro Noite
O Sérum de Noite com Retinol Puro da L’ORÉAL PARIS corrige todos os tipos de rugas, mesmo as mais profundas. De imediato, a pele fica mais hidratada, flexível e com um aspeto mais liso. Após um mês de uso, a textura da pele melhora visivelmente: fica mais jovem e luminosa. Usa apenas à noite.
Collistar Attivi Puri Gotas Retinol + Pantenol Antivermelhidão
Contém Retinoato de Hidroxipinacolona (HPR), um derivado altamente tolerável do retinol que estimula a renovação celular, reduz as rugas e suaviza a textura da pele - até nas peles mais sensíveis. É ainda enriquecido com Pantenol, que acalma a vermelhidão e repara a barreira cutânea. A linha Attivi Puri da COLLISTAR Clean Research® oferece fórmulas com ativos dermocompatíveis essenciais para a saúde e beleza da pele.
Olay Retinol 24 Sérum de Noite
Consegue uma pele mais suave e radiante com Olay Regenerist Retinol 24 Sérum Facial de Noite. Olay Regenerist Retinol 24 Serum combina dois poderosos ingredientes: vitamina B3 (niacinamida) + complexo retinoide para proporcionar 24 horas de hidratação, com outras propriedades. Este sérum facial de noite hidrata durante 24 horas, melhorando visivelmente as rugas e rídulas, a textura, a luminosidade, a firmeza, as manchas e os poros. O Retinol 24 Night Serum é rapidamente absorvido e trata as camadas mais profundas da superfície da pele, para que acordes todas as manhãs com uma pele mais jovem e radiante.
The Ordinary Retinol 1% em Esqualano Sérum Rosto Anti-idade
Descobre o poder transformador da pele com The Ordinary Retinol 1% em Esqualano. Este produto excecional combina retinol puro a 1% numa base de esqualano, um ingrediente conhecido pela sua capacidade de hidratar e suavizar a pele. O retinol, um derivado da vitamina A, é uma solução poderosa para abordar os sinais de envelhecimento da pele. Ajuda a reduzir a aparência de linhas finas, danos solares e outros sinais de envelhecimento, deixando a pele com um aspeto mais jovem e saudável.
