Não importa se tens o cabelo encaracolado, liso, ou nem uma coisa nem outra. Em 2025, o objetivo é amares o teu cabelo tal como ele é. É precisamente isso que propõe a última tendência capilar que já está a conquistar corações: esquece os alisamentos extremos e os caracóis artificiais. O que se usa agora é o natural texture (textura natural, como sempre conheceste). Ou seja: usar o cabelo ao natural.
Podes apostar num estilo messy hair, com alguns produtos que te ajudem a criar um look com textura, ou simplesmente realçar ao máximo as características naturais do teu cabelo.
O movimento natural texture: abraça o teu cabelo como ele é
Esta tendência convida-te a aceitar o teu cabelo com todas as suas imperfeições. Esquece alisar os caracóis ou fazer caracóis em cabelos lisos: já não é essa a ideia. Em 2025, o foco está em cuidar do cabelo respeitando as suas características naturais.
Ao longo da vida, o tipo de cabelo pode mudar várias vezes devido a fatores como a idade, alterações hormonais, alimentação, gravidez, variações de peso ou tratamentos capilares. Esta nova tendência encoraja-te a aceitar essas mudanças, a respeitá-las e a cuidar do teu cabelo para realçar as suas qualidades em vez de as esconder.
Queres saber mais sobre a tendência que já está nas ruas e a conquistar celebridades?
NATURAL TEXTURE EM DOIS PASSOS: Identificar e Potenciar
Para adotar o natural texture, só precisas de dois passos:
- Identifica o teu tipo de cabelo. Seja encaracolado, liso, fino, frisado, espesso, com ou sem volume. A maioria das pessoas sabe identificar o seu tipo de cabelo, mas, se tiveres dúvidas, o melhor é pedires ajuda ao teu cabeleireiro de confiança.
- Potencia o teu cabelo natural. O objetivo não é mudar, mas sim realçar. Por exemplo, se o teu cabelo tem tendência ao frizz, em vez de o combateres, procura produtos que ajudem a potenciar esse aspeto de forma bonita e destacada. Esta tendência defende o amor por aquilo que a genética te deu — cuida do que já é teu.
O boom do natural texture: porquê agora?
Depois de anos a valorizar cabelos ultra polidos e penteados perfeitos, a pandemia e o confinamento mudaram a nossa perceção da beleza. As raízes, os cabelos brancos e os tons naturais tornaram-se populares — e com eles, também a valorização da textura natural dos cabelos.
Celebridades, modelos e influencers de todo o mundo já aderiram a esta tendência. Um exemplo? A icónica Jennifer Aniston, conhecida pelo seu cabelo natural e com movimento. E claro, Sarah Jessica Parker, que sempre foi uma das grandes defensoras desta abordagem, muito antes de se tornar tendência.
Natural texture: o regresso do estilo dos anos 90
Lembras-te dos cabelos despenteados e com textura de Julia Roberts, Sarah Jessica Parker e Jennifer Aniston nos anos 90? Estão de volta — e com mais força do que nunca.
Tal como no final do século passado, o cabelo natural voltou a ser tendência. Isso tem-se refletido nos desfiles e nas semanas da moda: valorizam-se as texturas, a heterogeneidade e o movimento. Os acabamentos imperfeitos e os cortes shaggy, cheios de camadas e sem polir, estão em alta.
Que produtos podem ajudar?
A lista é longa, pois depende do teu tipo de cabelo. Aqui ficam algumas dicas:
- Cabelo muito encaracolado? As linhas de produtos curly são ideais para ti. O objetivo é definir, marcar e valorizar os teus caracóis, sem os alisar ou alterar.
- Cabelo liso? Opta por produtos que realcem a suavidade do teu liso natural. Evita alterar a estrutura do cabelo: realça o que ele já é.
- Cabelo ondulado? Escolhe produtos que criem textura e destaquem essas ondas naturais de forma bonita.
Diz adeus às pranchas, ferros de frisar e todos aqueles acessórios que tens guardados. Está na hora de amares o teu cabelo tal como ele é. Uma verdadeira declaração de amor à beleza natural — que traz benefícios não só para o teu cabelo, mas também para ti mesma.
Não tentes mudar-te. Realça o que já tens!
