A cada dia que passa, surgem mais ingredientes nas fórmulas cosméticas e, como também temos acesso a mais informação, vamos conhecendo melhor cada um deles: de onde vêm, como atuam na pele, quais são os seus benefícios e até os seus possíveis efeitos secundários se não forem usados corretamente ou se a pele sensível reagir a eles. O grupo dos ácidos é um dos mais utilizados quando se trata de fórmulas de tratamento eficazes, por isso é bastante provável que já tenhas ouvido falar dos cremes com ácido azelaico.
Sim, o ácido azelaico é mais um dos que fazem parte do grupo dos AHA (alfa-hidroxiácidos), e que atuam na camada mais superficial da pele: reduzindo o acne, as manchas e as imperfeições, para conseguires um rosto luminoso, saudável e com um tom uniforme. Os ácidos são dos ativos mais potentes para conseguir uma pele perfeita e, se costumas ter borbulhas, continua a ler porque tens mesmo de conhecer todos os benefícios do ácido azelaico e os cremes que o contêm, para um rosto deslumbrante dia após dia.
O que é o ácido azelaico?
Pode ser que já tenhas ouvido falar dele, mas ainda não saibas muito bem o que é. O ácido azelaico pertence ao grupo dos ácidos dicarboxílicos, o que significa que é um antibacteriano tópico com ação comedolítica e anti-inflamatória. É um dos AHAs que ajuda a prevenir borbulhas e pontos negros, ao mesmo tempo que atua sobre a hiperpigmentação que muitas vezes fica depois do acne.
Benefícios na pele
Tal como referimos antes, o ácido azelaico atua contra o acne moderado no rosto. Na verdade, é usado como alternativa a outros ativos mais intensos, especialmente em surtos mais agressivos. Outro dos seus benefícios é o de tratar hiperpigmentações e rosácea, contribuindo para uma pele com tom mais uniforme e iluminado.
Além disso, atua nas camadas superiores da pele para "ensinar-lhes" como devem funcionar, ajudando assim a evitar problemas comuns como manchas, cicatrizes e hiperpigmentação. O resultado? Uma pele visivelmente luminosa e rejuvenescida. É, portanto, um ativo essencial para todos os tipos de pele e qualquer idade, podendo ser utilizado até nas peles mais sensíveis.
Os melhores cremes com ácido azelaico
Iluminador Contorno de Olhos com Ácido Azelaico 10%
Creme Ácido Azelaico 10%
Melascreen Despigmentante
Skincyclopedia Iluminador Contorno de Olhos com Ácido Azelaico 10%
Suspensão iluminadora com ácido azelaico para o contorno dos olhos. Indicado para peles baças e cansadas, com predisposição para olheiras e hiperpigmentação.
Cuidados:
- Olheiras
- Hiperpigmentação
- Pele baça.
Resultado:
- Pele mais luminosa
- Tom mais homogéneo
- Diminui as olheiras
The Ordinary Creme Ácido Azelaico 10%
Este é um tratamento eficaz contra o acne, já que contém 10% de ácido azelaico, proporcionando luminosidade à pele e melhorando visivelmente a sua uniformidade, ao mesmo tempo que reduz o aparecimento de manchas. O AAS atua sobre pele com acne, borbulhas e tendência para rosácea, graças a este ácido natural presente no centeio e na cevada. Uma fórmula em creme gel adequada para todos os tipos de pele, que também funciona como antioxidante poderoso.
Ducray Melascreen Despigmentante
Ducray Melascreen Creme Despigmentante é um tratamento de ataque que visa as zonas de hiperpigmentação ou de manchas escuras do rosto, pescoço e decote.Reduz a hiperpigmentação localizada graças a um duo de princípios activos despigmentantes complementares: o Ácido Azelaico ajuda a reduzir as manchas e o Ácido Glicólico refina a pele acelerando a eliminação das células mortas.
