De certeza que já ouviste falar dele, porque depois do ácido hialurónico, o ácido glicólico é o mais famoso quando se trata de eficácia e bons resultados. Mas... o que faz exatamente? E, ainda mais importante, como se usa consoante o teu tipo de pele?
O que é o ácido glicólico?
O ácido glicólico, como o próprio nome indica, é um ácido pertencente ao grupo dos alfa-hidroxiácidos (AHA) e é usado para tratar pequenas rugas, a pele danificada pelo sol ou sem luminosidade. Aliás, é um dos ativos favoritos da K-Beauty para conseguir uma glass skin. Além disso, também é utilizado em exfoliações químicas que eliminam as células mortas da tua pele, desobstruindo os poros e prevenindo o aparecimento de imperfeições.
Uma curiosidade: este AHA é obtido da cana-de-açúcar, sendo assim um ativo 100% natural. Favorece a regeneração celular, regula o sebo, evita o aparecimento de pontos negros e ajuda a reduzir a aparência dos poros. Dependendo da sua concentração, que varia entre 4% e 20%, a cosmética aproveita este ingrediente para exfoliações ligeiras, tratar manchas, rugas ou acne.
Não é de admirar que a cosmética coreana o adore: seja qual for a forma como o utilizes, vai melhorar o aspeto da tua pele. O melhor de tudo é que penetra nas camadas mais profundas da pele, por isso deves ter algum cuidado ao usá-lo para tirares o máximo partido (e de forma segura) de todos os seus benefícios.
Benefícios do ácido glicólico
Este ingrediente é altamente benéfico porque:
- Ajuda no processo de regeneração celular.
- Sendo um alfa-hidroxiácido, exfolia suavemente sem irritar.
- Combate o aparecimento de manchas de origem melânica.
- Reduz o acne e desobstrui os poros, prevenindo comedões, pontos negros e borbulhas.
- O uso contínuo promove uma pele mais uniforme, luminosa, saudável e com menos rugas.
Como utilizar o ácido glicólico
Ao usar qualquer AHA, é fundamental ter cuidado na forma como o introduzes na tua rotina de cuidados de rosto. Porquê? Porque a tua pele pode reagir. O primeiro passo é consultares um especialista, sobretudo se tiveres pele sensível ou reativa. Depois, deves começar a usar o ácido glicólico de forma gradual e sempre à noite.
No entanto, se decidires incluí-lo no teu dia a dia, nunca te esqueças de aplicar um bom protetor solar facial com SPF elevado, pois a exposição solar pode causar manchas. Ao remover as células mortas, a barreira lipídica da pele fica mais fina, tornando-a mais sensível a agressões externas.
Onde podes encontrar o ácido glicólico?
Apesar de ser um ativo bastante conhecido, não está presente em todos os cosméticos. Os formatos mais comuns e com maior concentração são os séruns e boosters, mas também podes encontrá-lo em produtos de limpeza, cremes hidratantes ou máscaras.
Seja como for, lembra-te: é super importante começar a usá-lo de forma gradual (preferencialmente à noite), sobre a pele limpa e sempre acompanhado de um protetor solar potente.
Ativos que podes usar com ácido glicólico
- Ácido hialurónico: um potente hidratante que retém a humidade da pele, ajudando a combater a possível secura provocada pelo ácido glicólico. Combina-os para uma exfoliação suave e uma pele hidratada.
- Vitamina C: antioxidante poderoso que protege contra os radicais livres e estimula a produção de colagénio. Em conjunto com o ácido glicólico, potencia a luminosidade da pele e reduz manchas escuras.
- Niacinamida: reduz a aparência dos poros, melhora a textura da pele e regula a produção de sebo. Combinada com o ácido glicólico, torna a pele mais uniforme e menos propensa a borbulhas.
- Peptídeos: estimulam a produção de colagénio e elastina, melhorando a firmeza e elasticidade da pele. Juntos com o ácido glicólico, potenciam os efeitos anti-idade.
- Ácido salicílico: outro AHA com propriedades exfoliantes que desobstrui poros e reduz o sebo. Em conjunto com o ácido glicólico, proporciona uma exfoliação mais profunda.

Ativos que deves evitar com ácido glicólico
- Retinol: ambos são potentes, mas juntos podem causar irritações, secura ou vermelhidão. O ideal é alternar o uso, um de manhã e outro à noite, ou seguir a recomendação de um dermatologista.
- Peróxido de benzoílo: comum em tratamentos para o acne, combinado com ácido glicólico pode causar irritação. Deves usá-los em momentos distintos ou com orientação profissional.
- Outros ácidos exfoliantes fortes: evita combinar com outros AHA ou BHA em altas concentrações. Em vez disso, alterna os dias de aplicação.
- Ácido ascórbico (vitamina C em pH baixo): o ácido glicólico pode interferir com a eficácia da vitamina C em pH baixo. O melhor é aplicá-los em momentos diferentes do dia.
Os melhores produtos com ácido glicólico estão na Primor
Tónico Esfoliante com Ácido Glicólico 7%
Máscara Facial Esfoliante com Ácido Glicólico
Niacinamida + Soro Esfoliante de Ácido Glicólico 10%
The Ordinary Tónico Esfoliante com Ácido Glicólico 7%
Este tónico é um esfoliante que melhora significativamente a textura da pele, ajudando a alcançar um tom mais uniforme e uma pele visivelmente mais luminosa. Além disso, reduz a aparência de linhas finas e rugas.
The Conscious Máscara Facial Esfoliante com Ácido Glicólico
A conscious™ máscara facial renovadora da pele com uma fórmula combinada de ácido glicólico AHA / BHA e folhas de framboesa biológicas esfolia a pele e remove as células mortas acumuladas para uma pele mais suave e radiante.
Beauty Drops Niacinamida + Soro Esfoliante de Ácido Glicólico 10%
Sérum Exfoliante Niacinamida + Ácido Glicólico 10% é um sérum que ajudará a regular a produção de sebo, unificar o tom da pele e melhorar a textura.
The Ordinary Solution de Peeling AHA 30% + BHA 2
Melhora visivelmente a textura da pele, a luminosidade e o tom. Ambas as formulações AHA têm um pH de aproximadamente 3,6, que corresponde ao pKa do ácido glicólico, o que significa haver um equilíbrio entre acidez e sal para maximizar a eficácia com a redução da irritação.
